O Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira realiza, a partir de segunda-feira (19), um festival com atividades culturais e de promoção da saúde em comemoração pelo Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. As oficinas, aulas e rodas de conversa do evento Nós na Luta serão realizadas até o dia 26 deste mês.
O bloco Loucura Suburbana será destaque da programação, com oficinas nos dias 20 e 23. Primeiro coletivo carnavalesco da saúde mental, o projeto, que completa duas décadas e meia de existência, tem origem nos espaços do instituto.
O Loucura Suburbana surgiu como parte do processo de desospitalização e municipalização do Nise da Silveira. Inaugurado em 1911, na época com outro nome, o instituto era um dos principais hospícios da cidade. Com a Reforma Psiquiátrica, veio uma nova forma de tratar e acolher pacientes de saúde mental.
Comemorando 25 anos, o Loucura Suburbana, que recebeu em 2010 o título de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, foi pioneiro da saúde mental no carnaval carioca. Hoje, na cidade são pelo menos quatro blocos promovendo integração e lazer para pacientes e funcionários dos 38 centros de atenção psicossocial (CAPS) da cidade e também com a sociedade.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio é escolhido como Dia Nacional da Luta Antimanicomial por conta do ano de 1987. Nesta data, o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, de Bauru (SP), levou centenas de funcionários, familiares e pacientes a uma passeata pelos direitos dos usuários de serviços de saúde mental.
O encontro foi fruto do Movimento da Reforma Psiquiátrica, de 1979, que defendia melhores condições e humanização nos tratamentos e cuidados a pacientes psíquicos. Hoje, sistemas do SUS como a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) coordenam e integram serviços que oferecem cuidado integral aos pacientes.
Na próxima semana, o Ponto de Cultura Loucura Suburbana coordena duas das programações do Nós na Luta, uma oficina carnavalesca para estudantes das redes públicas da região, na terça-feira (20) e o Sarau do Loucura Suburbana, na sexta (23), ambas na sede do coletivo. Ao todo, o festival conta com 30 atividades das mais diversas para celebrar e conscientizar sobre o Dia da Luta Antimanicomial.
A programação completa do festival Nós na Luta está disponível no site.