O prefeito Eduardo Paes (PSD) vai lançar, nesta quinta-feira (15), o plano da Prefeitura do Rio para a recuperação dos casarões abandonados, uma das mais antigas mazelas urbanas da cidade. Batizado de Reviver Centro Patrimônio Pró-APAC — o novo programa de requalificação urbana prevê o uso de instrumentos legais, como a desapropriação e a redistribuição fundiária, para viabilizar a reforma de edifícios por meio de parceria com o setor privado.
E para falar diretamente com os futuros parceiros, o prefeito fará o anúncio na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio).
Paes anunciou, em março, a elaboração do projeto
Num evento com o mercado imobiliário, no fim de março, Paes até deu spoiler sobre o projeto.
Disse que a ideia era desapropriar — por exemplo, um quarteirão inteiro de casarões abandonados — determinando o valor dos imóveis por metro quadrado. A iniciativa privada poderia participar dessa desapropriação — na modalidade hasta pública, como no caso do Gasômetro para a construção do Estádio do Flamengo. E quem ganhasse o leilão, teria a ajuda financeira da prefeitura para investir e fazer as obras necessárias à recuperação do casario.
Segundo o prefeito disse, na ocasião, só poderia participar quem tivesse um projeto para o uso do imóvel, de forma residencial ou mista, que fosse sustentável economicamente.
Resta saber o que, da ideia inicial, foi parar no papel.
A turma que está de olho na recuperação do Centro, principalmente, está na só expectativa.