A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira (25), o esquema operacional para o aguardado show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcado para o dia 3 de maio. O trânsito será semelhante ao adotado no show de Madonna, realizado no ano passado, com carros, incluindo os de aplicativos, podendo acessar o bairro apenas até as 18h. A partir das 19h30, o bloqueio se estenderá a táxis e ônibus, e o acesso à orla será permitido exclusivamente a pé.
Os demais bloqueios começam a partir das 7h do sábado, com 24 pontos de bloqueio externo, controlando o fluxo de veículos na região. O metrô também realizará uma operação especial, com as Linhas 1 e 4 funcionando das 16h às 22h, e a Linha 2 operando até General Osório.
As estações de Copacabana terão funcionamento 24h, mas a recomendação é que o público utilize a estação Siqueira Campos para embarque e desembarque. As linhas de VLT também estarão em operação ininterrupta até as 5h do dia seguinte (domingo, 4 de maio).
Impacto de R$ 600 milhões
Com a expectativa de atrair cerca de 1,6 milhão de pessoas, o evento promete movimentar a economia da cidade, gerando um impacto estimado em R$ 600 milhões, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A programação do evento está dividida em diferentes momentos para garantir a diversão do público e a segurança de todos. O DJ pré-show começa às 17h30, seguido por mais um DJ às 19h30. Lady Gaga sobe ao palco às 21h45, e o show está previsto para encerrar às 0h15. Após o término da apresentação, o DJ pós-show assume o comando até as 2h da madrugada.
Estruturas gerais
Para garantir a infraestrutura do evento, 16 torres de delay serão distribuídas ao longo de toda a orla de Copacabana, visando melhorar a qualidade do som. Além disso, 550 cabines sanitárias estarão posicionadas pela área, incluindo opções acessíveis para pessoas com deficiência (PCD). A montagem de duas estruturas PCD também foi planejada para atender melhor a esse público.
Outras medidas incluem a instalação de contêineres destinados ao Corpo de Bombeiros (CBMERJ), com um localizado na altura da Avenida Princesa Isabel e o outro na Rua Figueiredo de Magalhães. Além disso, uma Central de Órgãos Públicos será montada para abrigar salas de monitoramento e serviços de apoio, como a Secretaria da Mulher e a Assistência Social.
A operação também contará com 78 torres de segurança ao longo da orla de Copacabana, além de 150 detectores de metais tipo raquete para a revista de pessoas. Serão instaladas 18 câmeras com reconhecimento facial nos pontos de revista, além de grades nas ruas transversais à orla para o controle de acesso.
Saúde
A saúde também terá atenção especial, com a instalação de três postos médicos. O primeiro estará na Avenida Atlântica, no canteiro central, próximo à Avenida Princesa Isabel; o segundo será na Praça do Lido; e o terceiro ficará na Avenida Atlântica, perto da Rua República do Peru.
Para garantir o atendimento de urgência, a equipe médica será composta por 30 médicos, 28 enfermeiros, 32 técnicos de enfermagem e 20 administrativos, além de 80 maqueiros. Os hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar serão as referências de retaguarda, e as transferências de pacientes serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação.
Ordenamento urbano
O evento exigirá um esforço extra de organização nas ruas. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) fará a fiscalização de comércio ambulante e estacionamento irregular, além do controle sobre os quiosques e barracas de praia, através da “Operação Tatuí”.
A Seop também terá 1.310 agentes, 78 viaturas, 24 motocicletas e 9 reboques à disposição para garantir a fluidez no trânsito e o ordenamento urbano. Para complementar, a Guarda Municipal contará com 240 câmeras em Copacabana e 106 posicionadas na Avenida Atlântica, além de 40 câmeras da organização do evento.
Limpeza
A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) será responsável pela maior operação de limpeza hidráulica já realizada na cidade. Aproximadamente 1.630 garis estarão envolvidos na remoção de resíduos, com 200 contêineres de 1.200 litros posicionados na areia e no calçadão da Avenida Atlântica.
A coleta de lixo noturna será alterada no bairro, sendo realizada no domingo, 4 de maio, a partir das 19h, para atender à demanda pós-evento. A Comlurb também contará com 42 equipamentos, como tratores de remoção, pás carregadeiras e varredeiras, para garantir a limpeza eficaz de Copacabana.