Está dando treta na eleição do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A chapa de oposição Novos Rumos, encabeçada pela ex-presidente Rita Cortez, acusa a situação de usar a máquina a favor do seu candidato, Carlos Eduardo Machado.
A chapa de Rita reclama, por exemplo, que não recebeu até agora a lista de todos os associados — diferentemente de seu adversário. Historicamente, a lista sempre foi disponibilizada a todos os candidatos. Ainda segundo a Novos Rumos, a Diretoria Financeira da entidade suspendeu o parcelamento dos débitos de inadimplentes que pretendiam acertar as contas para ficar aptos a votar. A eleição acontece em 17 de março. Rita é apoiada pela nova presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, e pela vice, Sílvia Drumond.
O IAB responde
O IAB respondeu às acusações da chapa Novo Mundo, lembrando que o candidato Carlos Eduardo Machado é o primeiro vice-presidente do instituto, e, por isso, sempre o “representa em diversos eventos, assim como preside as sessões plenárias na ausência do presidente”.
“A assessoria de imprensa apenas noticia. Isso sempre foi assim. De acordo com a comissão eleitoral, ele poderá continuar representando o IAB sempre que for designado”, diz a entidade, em nota. “A comissão eleitoral recomentou que se evite exposição excessiva”.
O instituto nega que qualquer dos candidatos tenha recebido a lista dos associados.
“Em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a encarregada pela proteção de dados pessoais do IAB, advogada Cândida Terra, orientou a diretoria para que não entregue os dados dos associados sem autorização expressa dos mesmos. A lista dos associados aptos a votar está disponibilizada no site do IAB. A comissão eleitoral acatou a orientação da encarregada e indeferiu a entrega dos dados a ambas as chapas”, afirma o texto enviado à redação do TEMPO REAL.
Por fim, o instituto prometeu voltar com o parcelamento dos débitos:
“O parcelamento das anuidades em atraso foi suspenso momentaneamente, para que o presidente estabelecesse as regras para isso. Uma resolução a esse respeito será publicada ainda esta semana, estabelecendo o parcelamento das anuidades atrasadas em até três vezes”.
Diretoria do IAB é alvo de denúncias em outras eleições
Não é a primeira vez que a atual gestão do IAB é acusada de usar a máquina.
Na eleição da nova direção da OAB-RJ, Ana Basílio acusou o IAB de uso da máquina a favor da oposição. A moça acabou vencendo a disputa.
A chapa Novos Rumos ameaça judicializar o processo eleitoral atual, caso o que chamou de “anomalias” não sejam corrigidas.