A Prefeitura do Rio anunciou, nesta sexta-feira (21), o esquema operacional para o carnaval de 2025, com detalhes sobre segurança, transporte, saúde e infraestrutura. De acordo com a Riotur, as festas devem movimentar R$ 5,5 bilhões e atrair cerca de 8 milhões de foliões entre os dias 1º de fevereiro e 9 de março.
O anúncio foi realizado no Centro de Operações Rio (COR), localizado na Cidade Nova, na Região Central do Rio, e envolveu uma série de ações planejadas para atender a demanda dos foliões e residentes.
Público
A Riotur revelou que estima-se que o evento atraia 8 milhões de pessoas, sendo 6 milhões nos blocos de rua e 2 milhões nas áreas mais estruturadas, como o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a Intendente Magalhães, o Terreirão do Samba e os bailes populares.
A movimentação econômica do período está projetada em R$ 5,5 bilhões, e a geração de empregos temporários deve alcançar 50 mil postos de trabalho, abrangendo diversas áreas da economia local.
Estrutura dos desfiles
Para os desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a estimativa de público é de cerca de 120 mil pessoas por dia. Durante os sete dias de desfiles, ocorrerão:
- 16 desfiles da Série Ouro.
- 12 desfiles do Grupo Especial.
- 17 desfiles das Escolas Mirins.
Na Intendente Magalhães, o público esperado é de aproximadamente 250 mil pessoas, circulando ao longo de seis dias, com 30 desfiles da Série Prata e 10 do Grupo de Avaliação. O evento contará ainda com a participação dos blocos de rua, com apoio da Prefeitura do Rio.
Para os bailes populares, a expectativa é de 480 mil pessoas espalhadas por mais de 40 eventos entre a Avenida Chile e a Cinelândia, sendo que 40 mil pessoas devem estar presentes nos eventos específicos dessas duas localidades.
Monitoramento
Para acompanhar os desfiles e a movimentação no Sambódromo e na Intendente Magalhães, o Centro de Operações Rio (COR) contará com mais de 500 operadores que trabalharão em diferentes turnos.
Serão utilizadas mais de 100 câmeras de monitoramento em tempo real, além de dois drones que sobrevoarão a Marquês de Sapucaí para melhorar a visibilidade e o acompanhamento das alegorias das escolas de samba e do público. Na Intendente Magalhães, 18 câmeras e um drone farão a vigilância. A equipe do COR-Rio monitorará o deslocamento dos carros alegóricos desde os barracões até o Sambódromo, além de acompanhar a chegada e saída do público.
Mais de 900 agentes no ordenamento público
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal irão disponibilizar 923 agentes diários para garantir a segurança nas áreas dos desfiles, com atuação na fiscalização de ambulantes, estacionamento irregular e no patrulhamento preventivo.
Equipes também serão responsáveis pela fiscalização do trânsito, dos táxis, dos carros de aplicativo e do transporte complementar. Além disso, a Ronda Maria da Penha realizará ações preventivas e de conscientização contra a violência doméstica.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) coordenará um esquema especial de trânsito, com 250 operadores, para garantir a fluidez do tráfego nas vias de acesso ao Sambódromo. A operação também contará com 19 reboques e 43 motocicletas para desobstruir vias.
Além disso, painéis de mensagens variáveis serão espalhados pela cidade para informar os motoristas. O trânsito será monitorado de perto pelo COR-Rio.
Movimentação dos carros alegóricos
A movimentação dos carros alegóricos para o Sambódromo ocorrerá em dois momentos distintos. O primeiro, na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (27), com o transporte dos carros do Caju para a Cidade do Samba. O segundo, na madrugada de sexta-feira (28), com interdições a partir das 21h para o deslocamento de oito agremiações.
Motoristas devem evitar a área devido ao intenso fluxo de veículos, especialmente durante o deslocamento dos carros alegóricos. Além disso, o desfile das Escolas da Série Ouro na sexta-feira (28) provocará o fechamento da Avenida Presidente Vargas a partir da meia-noite de quinta-feira para sexta-feira, com a interdição da pista central no sentido Praça da Bandeira.
A partir das 19h30 de quinta-feira, haverá bloqueios em ruas e vias estratégicas do Centro, como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março. Por isso, é recomendado que a população utilize o transporte público, como metrô e trem, para evitar congestionamentos e minimizar os impactos no trânsito durante esse período.
Transporte público
A Secretaria Municipal de Transportes programou reforços no transporte público durante o carnaval. O BRT funcionará 24 horas por dia, com integração ao VLT e a linhas de ônibus como as linhas 104/SN104 e SN309.
Ônibus:
- Haverá reforço nos serviços noturnos para a região do Sambódromo, com integração ao Terminal Gentileza. Algumas linhas, como a 104/SN104 e SN309, estarão disponíveis.
- A operação será intensificada principalmente à noite e madrugada, com algumas mudanças no ponto de parada para atender os foliões.
BRT:
- Funcionará 24 horas durante o carnaval.
- Haverá integração entre o Sambódromo e o Terminal Gentileza, além da possibilidade de acesso ao VLT.
- Para a Estrada Intendente Magalhães, as estações Campinho e Pinto Teles terão horários especiais, e o retorno será pelo Terminal Paulo da Portela ou Madureira-Manaceia, aberta 24h.
Táxi:
- Entre 28/2 e 4/3, e também no dia 8/3, táxis poderão acessar áreas bloqueadas com restrições de horários.
- Das 19h às 20h, qualquer táxi com passageiro será liberado para desembarque. Após esse horário, apenas táxis credenciados com QR Code terão acesso, enquanto táxis especiais para PCD poderão acessar sem restrições.
- Pontos de táxi estarão localizados em áreas específicas, dependendo do setor.
Metrô:
- O MetrôRio funcionará das 5h de 28/02 até as 23h59 de 5/03, com horários especiais no Desfile das Campeãs (8/3).
- Para o Sambódromo, o desembarque será na estação Praça Onze para setores pares e na estação Central do Brasil para setores ímpares.
Supervia:
- Haverá viagens extras durante o dia e madrugada para os ramais de Japeri, Santa Cruz (incluindo Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.
- A Estação Central do Brasil estará aberta 24 horas de 28/02 a 5/03, com outros pontos funcionando apenas para desembarque à noite.
- Entre 1/03 e 5/03, os trens seguirão a grade de sábado, com viagens extras conforme a demanda.
Limpeza
A operação de limpeza será realizada pela Comlurb, que mobilizará 1.030 garis para trabalhar no Sambódromo e 175 profissionais na Intendente Magalhães. Equipamentos como caminhões compactadores, mini varredeiras e contêineres de 240 litros serão utilizados para manter a cidade limpa durante os desfiles.
Para o manejo de resíduos sólidos, haverá 10 postos de coleta no Sambódromo e uma campanha de educação ambiental para os foliões. A coleta de resíduos será atualizada em tempo real.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde montou seis postos médicos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, que funcionarão durante as noites dos desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e Sábado das Campeãs.
Equipes de saúde também estarão de plantão com ambulâncias de suporte avançado para transferir pacientes mais graves para hospitais ou UPAs. Para garantir que o evento aconteça sem intercorrências, o Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) realizará fiscalização nas normas sanitárias.
A Prefeitura reforça algumas recomendações de saúde para os foliões:
- Hidratação: A ingestão regular de água será fundamental, já que as altas temperaturas podem causar desidratação.
- Vestuário: O uso de roupas leves e confortáveis é recomendado, principalmente por conta do calor.
- Medicamentos: Os foliões que fazem uso de medicação contínua devem levá-las consigo durante os desfiles.
- Atenção a cosméticos: O uso de produtos cosméticos e capilares que possam causar alergias deve ser feito com cautela.
- Identificação: É importante que os foliões carreguem documentos de identificação e um número de contato em caso de emergências.
Iluminação
A Rioluz reforçou a iluminação do entorno do Sambódromo com a instalação de 100 câmeras de vigilância entre a Avenida Francisco Bicalho e a Central do Brasil.
Equipamentos de iluminação de última geração foram instalados ao longo da Passarela do Samba, incluindo refletores e aparelhos especiais. Na Intendente Magalhães, 104 novos projetores foram instalados, e a Operação Caça-Fios garantiu a segurança na rede elétrica.
Acessibilidade
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) distribuiu mais de 3.500 ingressos gratuitos para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Durante o evento, haverá um setor acessível com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e intérpretes de Libras.
Para garantir a segurança das crianças de ambulantes, a Secretaria de Assistência Social oferecerá Espaços de Convivência nas proximidades, onde as crianças poderão participar de atividades recreativas enquanto seus pais trabalham. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, contendo os dados dos responsáveis.
Apoio à Mulher
A Secretaria da Mulher oferecerá apoio às vítimas de assédio ou violência sexual, com equipes especializadas em cada área dos desfiles. Além de acolhimento imediato, as vítimas receberão orientação e, se necessário, encaminhamento para os centros especializados na cidade.