A Zona Norte do Rio viveu mais uma tarde de caos, nesta quarta-feira (12). Uma troca de tiros entre policiais e bandidos do Complexo de Israel deixou quatro baleados, provocou o fechamento da Avenida Brasil e da Linha Vermelha, na altura da Cidade Alta, e fez com que um helicópteros da polícia precisasse pousar após ser alvejado.
A aeronave conseguiu pousar no Comando Naval da Marinha, na Penha, também na Zona Norte. O heliucóptero pertence ao Grupamento Aeromóvel (GAM) da PM. Duas das vítimas baleadas eram passageiros de um ônibus que passava pelo local.
Dois dos feridos foi socorridos ao Hospital Getúlio Vargas e os demais foram levados ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada.
Imagens do confronto rapidamente começaram a circular pelas redes sociais. Um dos motoristas, revoltado, cantou uma versão da música “País Tropical”, trocando o trecho “em fevereiro tem carnaval” por todo dia tem tiroteio”.
Peixão é o alvo
O alvo da operação, mais uma vez, é o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como “Peixão”. Ele é o líder do grupo criminoso que controla o chamado Complexo de Israel, que abrange as regiões de Parada de Lucas, Vigário Geral e Cidade Alta.
Três escolas fecharam na região
A Secretaria estadual de Educação informou que, até o momento, três escolas da rede estadual precisaram serem fechadas na região. A rede municipal, por sua vez, declarou que s unidades escolares das comunidades na região do Complexo de Israel atendem presencialmente.
Já a SuperVia informou que, em função de tiroteio nas proximidades da estação Vigário Geral, a circulação ficará entre Central do Brasil x Penha e Duque de Caxias x Saracuruna, sem a necessidade de troca de composição em Gramacho.
As estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral encontram-se fechadas para embarque e desembarque. O intervalo no momento é de aproximadamente 30 minutos.