A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (11), quatro pessoas envolvidas em um esquema de corrupção na rede municipal de ensino de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O golpe consistia no desvio de recursos do Fundo Nacional de Educação (Fundeb), destinados ao fornecimento de livros didáticos para a rede pública local.
As contratações eram realizadas pela Secretaria de Educação. A investigação, conduzida em parceria com o Gaeco, revelou que, desde 2017, o fornecimento dos livros foi feito por apenas duas empresas, sem licitação, apesar de haver a possibilidade de obtenção do material gratuitamente por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação.
O esquema envolvia pagamentos superfaturados às empresas investigadas, mediante a apresentação de documentos falsos. Além disso, a ação criminosa contava com o pagamento de propinas a agentes públicos do município, que utilizavam métodos de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos recursos desviados.
Os acusados foram presos preventivamente. A “Operação Errata” também cumpre 42 mandados de busca e apreensão em diversas localidades: Rio (14), Nova Iguaçu (11), Belford Roxo (7), Fortaleza/CE (4), Maricá (2), Armação dos Búzios (1), Mesquita (1), Recife/PE (1) e Paulista/PE (1).
Os investigados responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e contratação ilegal.