Concentrando algumas das praias mais paradisíacas do Rio, cidades da Costa Verde assinaram um protocolo de intenções para firmar o Consórcio Intermunicipal de Turismo. O encontro, na Prefeitura de Itaguaí, reuniu os prefeitos da própria cidade, de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro.
Esta foi a segunda reunião para tratar de um consórcio, uma iniciativa que partiu do prefeito de Angra. O primeiro encontro para tratar do tema aconteceu naquela cidade, no dia 16 de janeiro. A proposta de Ferreti é integrar os destinos e fazer com que o turista permaneça mais tempo na região.
Além disso, a ideia inclui trabalhar a Costa Verde como um só produto, principalmente fora do país. Segundo os mandatários, a força política pode alavancar investimentos e políticas públicas específicas, além de atrair novos negócios.
Haroldo Jesus, prefeito interino de Itaguaí, celebrou o encontro. Também participaram Luiz Cláudio (REP), de Mangaratiba; Claudio Ferreti (MDB), de Angra dos Reis; Babton Biondi (PP), de Rio Claro e o secretário de Turismo de Paraty, Eduardo Calegário Mello.
“Juntos com certeza temos mais condições de criar políticas públicas mais eficientes para dinamizar o turismo na região e assim promovermos desenvolvimento. A cadeia do turismo é muito poderosa para movimentar a economia, e todos têm a ganhar com isso”, disse Haroldo.
Prefeitos da Costa Verde terão agenda no Ministério do Turismo
Na próxima semana os chefes do executivo vão participar do Encontro Nacional dos Prefeitos, em Brasília, e devem aproveitar a ocasião para se reunir com o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Em pauta, a criação do consórcio e a busca pelo apoio da pasta federal para que haja um impulso no turismo da região.
Para a criação do consórcio, os municípios vão encaminhar a iniciativa para as suas respectivas Câmaras Municipais.
Primeira medida é desativar esses malditos pedágios,onde os editais foram aprovados no Governo Bolsonaro e por questões políticas e ideológicas,apoiados por 3 ex prefeitos das cidades Rubão, ex prefeito de ItaguaíAlan Bombeiro, ex prefeito de Mangaratiba e Fernando Jordão,ex prefeito de Angra
Impulsionar o turismo na Costa verde e cuidar da natureza , tratar o esgoto, evitar o desmtamwnto e a ocupacao de areas que precisam.ser preservadas. Em tempos de crise climatica é fundamental pensar em cidades que conssiderem essa questão
A reativação da linha de trens de passageiro entre Itaguaí e Mangaratiba seria primordial tanto para o turismo como para o deslocamento pendular de moradores. Apoio q linhas da Supervia se tornem metrô e o ramal de Santa Cruz chegue até Itaguaí. E que se crie uma linha de passageiros entre Miguel Pereira e Costa Verde sendo Mangaratiba x Miguel Pereira aproveitando o leito já existente e desativado, passando por Itaguaí, Seropédica e Japeri. Deveria haver uma conexão entre o porto de onde saem embarcações para Ilha Grande e a futura estação de trem no Centro de Mangaratiba. Posteriormente um ramal para Angra poderia ser feito.
Outra realização seria a criação da linha entre Angra dos Reis e Barra Mansa no leito desativado que passa por Rio Claro. E pq não Angra x Três Rios no futuro conectando o Vale do Café é Costa Verde. O turista de SP é MG utilizaria essa linha com certeza, pois vai se encontrar com o trem bala caso saia do papel e tbm tem as linhas rodoviárias da Dutra.
É preciso imperativamente resolver a questão do tráfico em Angra e Itaguaí principalmente e o saneamento de Mangaratiba em destaque que prejudica as praias.
Eu concordo com o pedágio, depois do pedágio, não tive mais problemas com meu carro quebrando toda hora, por passar dentro dos buracos agora felizmente temos uma estrada vom boa qualidade, essa conversa já foi longe de mais . Não tínhamos estrada e sim uma buraqueira com a privatização. Ágora teremos a duplicação da rodovia trazendo mais investimentos para toda região….
Sem falar no turismo, que com boas estradas todos vem para nossa região!!!