O clima é de natal na Assembleia Legislativa (Alerj). Para presentear familiares e amigos, alguns parlamentares dispensaram as tradicionais meias e gravatas e escolheram algo um pouco mais sofisticado: a Medalha Tiradentes, maior honraria do legislativo fluminense.
Léo Vieira (Republicanos), que já está de malas prontas para ocupar a prefeitura de São João de Meriti a partir de janeiro de 2025, encerra o seu mandato na Alerj agraciando o irmão, o deputado federal Luciano Vieira (Republicanos).
Até novatos na política já conquistaram o cobiçado presente, caso do vereador eleito por Itaboraí João Guilherme Delaroli (PL), lembrado pelo pai, deputado Guilherme Delaroli (PL), que na justificativa da Medalha Tiradentes destacou o filho ter sido o vereador mais votado da história do município.
Se tem para o filho, também tem para o pai, assim ninguém fica sem presente. Guilherme Delaroli também conseguiu a aprovação da concessão da honraria ao pai, João Delaroli, que, segundo a justificativa da iniciativa, “é militar, advogado, pai de dois políticos do estado e ex-vereador do município de Maricá”.
Amigo de fé, irmão camarada
Presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu e prefeito eleito, Dudu Reina (PP) também vai receber a honraria, proposta pelo deputado Carlinhos BNH (PP).
Se não são parentes de sangue, BNH, atuou tão intensamente na campanha que elegeu Dudu ainda no primeiro turno que a proximidade entre os políticos foi digna de irmãos de consideração.