O vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Câmara do Rio, aproveitou o último dia de plenário para protocolar um novo projeto de lei. O parlamentar apresentou, nesta terça-feira (17), uma proposta para proibir a fabricação e/ou a comercialização de armas de brinquedo de gel.
A preocupação não é à toa. A nova febre, que vem diretamente da China e não passa por nenhum tipo de regulamentação, vem causando uma série de problemas. Sem contar casos mais graves, como o do mototaxista que acabou morto por uma facção, provavelmente após o objeto ser confundido com um fuzil de verdade.
“São muitos relatos de acidentes. Precisamos proteger nossas crianças e jovens. Sem falar também na população em geral, já que esses simulacros podem acabar nas mãos de bandidos”, diz Caiado.
Alerj também aprovou medida
No final de novembro, a Assembleia Legislativa (Alerj) já havia aprovado emenda para incluir a proibição dessas armas de gel a nível estadual. A proposta, de autoria da deputada Tia Ju (REP), coloca inclui esse equipamentos à iniciativa de Martha Rocha (PDT) para proibir a fabricação, venda, comercialização, transporte e distribuição de brinquedos e réplicas de armas de fogo.