A Sala Mário Tavares, anexa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, receberá o espetáculo “Alice Serrano Canta Maysa”, no próximo dia 28. A apresentação homenageia a icônica cantora Maysa, uma das mais marcantes vozes da música brasileira dos anos 50 e 60.
O show traz a cantora Alice Serrano acompanhada pelo pianista e maestro Joabe Ferreira, que juntos recriam os momentos mais profundos e poéticos da carreira da artista, em um espetáculo que convida o público a redescobrir o legado de Maysa.
Para Alice Serrano, cantora, atriz e produtora com 40 anos de carreira, relembrar Maysa é uma forma de celebrar a ousadia e sensibilidade de uma personalidade única na história da música brasileira. Com um repertório que transita pelo samba-canção, bossa nova e as nuances da MPB, o show promete emocionar a plateia com canções de Maysa e outros grandes nomes da música nacional, como Dolores Duran, Tom Jobim, e Vinicius de Moraes.
A pandemia trouxe desafios inesperados. Alice precisou adaptar o projeto, transformando o que seria um show em um audiovisual, exigência da Secretaria de Cultura devido às restrições de isolamento.
“Foi uma mágica com o orçamento do projeto, negociar. A equipe, olha, foi um trabalho, o que foi aquilo, gente? Que energia, que carinho pelo trabalho de todos, que dedicação no dia da filmagem. Eu acho que ali também somou que todo mundo tava trabalhando pela primeira vez desde a Covid, ninguém saia de casa”, relembra.
Para aprimorar seu conhecimento e sua voz, Alice conheceu o maestro Joabe para aulas de canto e com isso, o destino uniu. Alice Serrano descreve com emoção a trajetória de sua colaboração com Joabe:
“Minha relação com o Joabe começou quando eu resolvi fazer umas aulas de canto. Como eu canto há uns 30 anos, eu canto desde a década de 80, e de vez em quando eu faço mais aulas de canto. Já fiz ao longo da vida com alguns professores diferentes. Então, resolvi fazer umas aulas de canto e cheguei até ele com essa procura”, conta Alice.
Vida e obra de Maysa
Durante esse processo, ela concebeu o projeto sobre a vida e obra de Maysa, o qual foi aprovado na Lei de Fomento às Artes de Niterói em 2019, inicialmente planejado para ser um show.
O espetáculo, que foi viabilizado pelo Edital de Ocupação Mário Tavares e pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, é um marco na trajetória de Alice e Joabe, que, desde 2020, têm trabalhado juntos em projetos de homenagem a Maysa.
A produção, apesar das dificuldades financeiras e da falta de patrocínio, será realizada com recursos próprios da cantora, evidenciando sua determinação em levar ao público uma interpretação intimista e autêntica da artista homenageada.
“Passei um mês e meio tentando patrocínio, tentando assim, exaustivamente”, diz Alice.
Quando não obteve sucesso com patrocinadores, ela tomou a decisão de autofinanciar a produção do espetáculo, absorvendo os custos dos ensaios, técnicos, figurinos, maquiagem, entre outros.
“Eu estou financeiramente produzindo o espetáculo, sabendo que o retorno de bilheteria não vai ter, não vai ter mesmo”, afirma, destacando que sua decisão foi motivada por um amor profundo pela arte e uma admiração pela figura de Maísa.
Alice Serrano, em sua emocionante declaração, reforça a relevância de Maysa: “Cantar Maysa é mais do que revisitar uma obra; é compartilhar com o público a profundidade de suas emoções. É uma história linda que faz parte da nossa música popular brasileira.” finaliza Alice.
A apresentação será no dia 28 de novembro, numa quinta-feira, às 18h30, com ingressos entre R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira). As entradas podem ser adquiridas antecipadamente ou no horário do show nas bilheterias do Theatro Municipal.