A sexta-feira foi de celebração da cultura meritiense. Terminou há pouco, no Sesc, o ‘I Simpósio de Agentes Culturais de São João de Meriti’, na Baixada Fluminense. Promovido pela ONG Promacom, em parceria com a UniRio e o próprio Sesc, o encontro é fruto do ‘Transforma São João de Meriti’, que gerou a pesquisa ‘Cartografia Cultural local’, projeto de extensão interinstitucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
O evento reuniu expoentes da cultura da região em mesas de debates com os seguintes temas: ‘Futuros Ancestrais das Culturas Tradicionais de São João de Meriti’; ‘As artes da Cena em São João de Meriti: memórias, conquistas e previsões’ e ‘Culturas Urbanas em São João de Meriti: expressões territoriais’.
Entre outros presentes estiveram na mesa debatedores como a sacerdotisa Iyá Lúcia, o diretor de teatro Vinícius Baião, Admilson Santana, o Miquinho do Cavaco, a artista plástica Rita Vianna, o cantor e compositor Pingo Sargento, o roteirista e diretor Ricardo Rodrigues, os artistas Átila Bee, SUAVEPRETA, Malê e Jéz, e a coreógrafa Magda Mesquita. As mesas tiveram a mediação de Jota Vinna, SollPreta e Manoel Friques.
Coordenador da Unirio, Manoel Friques destacou o minucioso trabalho para promover o encontro entre artistas, produtores e gestores culturais do município. “É um projeto de extensão interinstitucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em articulação com a Promacom, que teve como destaque a pesquisa “Cartografia Cultural de São João de Meriti”, a fim de mapear os artistas e trabalhadores da cultura do município. Nesta pesquisa, indagamos quais seriam os nomes mais significativos da cena cultural meritiense e os artistas mais lembrados foram convidados para integrar o simpósio”, explicou.
Magda Mesquita, coordenadora do Polo Bacia do Éden, da Promacon, falou sobre a importância de se reunir os expoentes da produção cultural da cidade, até pelo exemplo que eles dão aos mais jovens, para debater, entre outros assuntos, como a produção cultural pode incentivar os jovens. “Essa iniciativa teve como objetivo mapear artistas e produtores culturais daqui. As mesas provam a importância do evento e fico orgulhosa ao ver que passaram por aqui diversos artistas representantes de grandes linguagens culturais de nossa cidade”, disse.
Entre outros, o encontro teve como objetivo registrar as memórias e histórias que caracterizam as territorialidades culturais de São João de Meriti; compartilhar experiências criativas, melhores práticas de gestão e de produção cultural do município; realizar um diagnóstico das políticas culturais locais; identificar oportunidades e desafios na produção artístico-cultural do município e fortalecer a rede de seus agentes culturais.