O deputado estadual e ex-candidato à Prefeitura de São Gonçalo, Professor Josemar (PSOL), foi condenado a pagar multa de R$ 2 mil pelo derrame de “santinhos” nas ruas da cidade no dia da eleição, o chamado “voo da madrugada”. A sentença do juiz Fabiano Reis dos Santos, da 133ª Zona Eleitoral, foi publicada nesta sexta-feira (18).
“A representação baseou-se em fotografias nas quais se observa a existência de farta quantidade de santinhos espalhados no chão, nas proximidades de locais de votação, bem como em relatório de fiscalização elaborado pelo Ministério Público Eleitoral, no qual foram indicados o local da diligência, a data, o horário e a descrição detalhada do material encontrado”, diz parte da sentença.
A sentença também condenou o vice de Josemar na chapa, Hélio Ernani Capilé. O psolista não é o único a sofrer uma penalização do tipo. O prefeito reeleito Capitão Nelson (PL) e seu vice, João Ventura (União), também foram condenados pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 2 mil pelo derrame de santinhos pelas ruas na madrugada anterior à votação.