Subiu para nove o número de ônibus sequestrados por criminosos para servirem de barricadas na Estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, no fim da manhã desta quarta-feira (16), durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na Tijuquinha. A via dá acesso dá acesso também às comunidades da Muzema e Rio das Pedras.
Os bandidos pediram para os passageiros descerem e atravessaram os coletivos na pista. O Centro de Operações da Prefeitura sinalizou o bloqueio da Estrada do Itanhangá, na altura da Comunidade Vila da Paz, em ambos os sentidos, às 11h. Uma fila quilométrica de ônibus foi formada. A via foi liberada perto das 13h. Os criminosos desapareceram com as chaves dos veículos.
Segundo a Rio ônibus, foram sequestrados veículos das linhas 878 Tanque x Barra da Tijuca, 557 Rio das Pedras x Copacabana, 557 Rio das Pedras x Copacabana, 557 Rio das Pedras x Copacabana, 550 Cidade de Deus x Gávea, 878 Tanque x Barra da Tijuca, 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras.
“Nos últimos 12 meses já foram 130 veículos sequestrados. Todas as linhas que circulam pela região estão sofrendo desvios de itinerário. A recorrência dos casos reitera a necessidade de ações efetivas por parte das autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro”, informou o sindicato que representa as empresas de ônibus.
A porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Claudia Moraes, informou que, até o momento, não há prisões ou apreensões.
“Estamos verificando uma instabilidade em comunidades como César Maia, Tijuquinha e Morro do Banco. Essa região da Zona Oeste está sendo alvo de disputas de facções rivais. Temos uma geografia criminal no Rio em que há mudanças que ocorrem em função dessas guerras por domínio territorial”, explicou a coronel.