Os quase 40 mil votos obtidos nas urnas no último domingo (06) garantiram à Rosa Fernandes (PSD) um novo título: o de vereadora mais longeva da Câmara do Rio. Conhecida como Rainha do Subúrbio, Rosa conquista o nono mandato e fica mais perto de alcançar a marca do pai, Pedro Fernandes, eleito dez vezes deputado estadual.
Aos 68 anos e com animação de quando se lançou na política, a única decana do parlamento nem pensa em aposentadoria. Autora de quase 300 leis e presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, a vereadora tem na ponta da língua os projetos que quer desenvolver na próxima legislatura.
“Amo esse trabalho, essa forma de valorizar os bairros ajudando a levar investimentos. É minha missão em tempo integral. Enquanto tiver essa disposição, vou tentar ser vereadora”, afirma Rosa, entusiasmada ao listar as novas propostas:
“A construção de um centro de tratamento de pessoas do espectro autista, porque o morador do subúrbio tem que ter acesso a tudo que é importante perto de casa; mais hospital veterinário; quero rediscutir a situação do trabalhador informal e estudar a questão do replantio de árvores de espécies agressivas, que causam prejuízos e provocam acidentes”, adianta.
Cria de Irajá, a parlamentar se orgulha em ter virado referência na região. “Nasci, fui criada, casei, tive meu filho e moro até hoje na mesma rua. Qualquer morador sabe onde fica a “Praça da Rosa”, como é chamada, carinhosamente, a Praça Ferreira Souto, onde ficam minha casa e meu escritório”, conta a vereadora.
E é justamente a proximidade com os eleitores que motiva Rosa a nunca ter pensado em disputar cargo de deputada federal, por exemplo. Não é difícil topar com a vereadora batendo papo com um morador no portão, sentada na calçada ouvindo propostas ou tomando um cafezinho com os tantos vizinhos. Ativa em grupos de WhatsApp e reuniões — e não só perto da campanha, enfatiza — Rosa afirma que não conseguiria ficar longe.
“Chamo o eleitor pelo nome e ele sabe onde me encontrar. Isso faz toda a diferença, é o que pauta o meu trabalho e me motiva”, diz.
O mesmo tipo de relacionamento é mantido no gabinete da Câmara dos Vereadores, onde o lema “um dos por todos e todos por um”. A equipe é formada por funcionários que trabalharam com seu pai, e outros “mais novos”, que estão há pelo menos 10 anos de casa. Não à toa, é comum vereadores recém-eleitos procurarem a decana pedindo uma “ajudinha”.
“Tem os mais experientes, que trabalham comigo há 30 anos, outros 20, que orientam a juventude. Essa turma com mais tempo também carrega a minha história e eu valorizo isso. Essa mistura é saudável, produtiva e eficiente”, conta Rosa, entregando o segredo do sucesso. “É uma relação que vai além do campo profissional. Somos, antes de tudo, amigos”.
Amo muiiiiito. Muito orgulho dessa mulher guerreira!
Glorifico a DEUS pela vida da nossa vereadora Rosa fernandes e ter a honra de conhecê-la pessoalmente e presenciar os trabalhos ótimo ao qual ela realiza felicidades dona ROSA