A operação Torniquete, realizada nesta terça-feira (24) pela Polícia Civil, mira uma quadrilha que lucrou R$ 3 milhões com roubos de cargas de cigarros. Agentes da 60ª DP (Campos Elíseos) cumprem 16 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão.
Até o momento, seis pessoas foram presas e outros quatro mandados de prisão foram cumpridos no sistema prisional. A Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, participam da operação.
A ação é parte da 2ª fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivos coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e reduzir os índices de criminalidade.
Mercado ilegal
A polícia vem fechando o cerco contra o mercado ilegal de cigarros, seja em relação a produtos roubados, falsificados ou contrabandeados. No dia 11 deste mês, a instituição incinerou 0 toneladas de fumo in natura, cigarros contrabandeados e materiais para fabricação.
De acordo com os agentes, com a apreensão e destruição do material, é estimado um prejuízo de R$ 5 milhões para a organização criminosa. A ação é parte das diligências contínuas da Draco e as investigações seguem para reprimir o comércio ilegal de cigarros e proteger a saúde pública, bem como identificar e responsabilizar os envolvidos.