O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), as Brigadas Populares e a Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) estão convocando, para este sábado (21), o ato público Em Defesa da Democracia e contra as Fake News. A manifestação será na Praça da Matriz, no centro — claro — de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Na última quinta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a operação “Teatro Invisível” contra uma quadrilha especializada em produzir e divulgar notícias falsas contra candidatos a prefeito. A base do grupo era justamente São João de Meriti, mas a atuação se estendida a mais de dez cidades do Rio.
Quatro pessoas foram presas. De acordo com as investigações, a organização criminosa infiltrava atores em locais de grande concentração de pessoas para propagar informações e notícias falsas, beneficiando quem contratava e prejudicando os seus adversários. O grupo atuava, pelo menos, desde 2016.
Além dos mandados de prisão preventiva, houve 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 8ª Zona Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. Também foi determinado o bloqueio judicial de bens dos investigados, no valor total de R$ 1 milhão para cada alvo.