Depois derrotas seguidas na Justiça para Renato Araújo (PL), o candidato Cláudio Ferreti (MDB) também conseguiu uma decisão favorável nesta quarta-feira (18). O juiz Carlos Manuel Barros do Souto, da 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis, determinou que Araújo exclua vídeo em que manipula resultado de pesquisa para indicar que estaria em primeiro lugar nas intenções de voto na disputa pela prefeitura.
De acordo com a representação, o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro usou uma pergunta da pesquisa GERP (RJ-08724/2024) para distorcer o resultado. Entre as 21 questões feitas aos 400 entrevistados, no dia 11 de setembro, uma era sobre apoio. As alternativas dadas foram Jair Bolsonaro, o presidente Lula e o governador Cláudio Castro.
Araújo usou o percentual de citações ao ex-presidente para dizer que seria líder na corrida eleitoral, o que era mentira, segundo a pesquisa citada:
“A postura do representado, além de possuir capacidade de influenciar indevidamente eleitores, descredibiliza as pesquisas eleitorais efetivamente realizadas (nos moldes da Res. TSE 23.600/19), criando sensação de insegurança e desconfiança aos mecanismos e ferramentas existentes no processo eleitoral”, diz trecho a decisão que ordena a remoção do vídeo desinformativo, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.