O ex-prefeito do Rio Roberto Saturnino Braga morreu, nesta quinta-feira (3), aos 93 anos. Ele estava internado desde a última segunda-feira, com um quadro de pneumonia e em cuidados paliativos, no CTI Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio.
Carioca, Saturnino Braga formou-se em Engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1954. De família influente no cenário político fluminense, iniciou sua carreira em 1963, como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, por uma coligação formada pelo PSB, MTR e PST. Com a ditadura militar e a posterior instauração do bipartidarismo, ingressou no MDB, mantendo a sua atuação no Legislativo. Foi senador pelo Rio de Janeiro de 1975 até 1985.
Em 1986 se tornaria o primeiro prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, conquistando o título com quase 40% dos votos válidos pelo PDT. Com a prefeitura endividada, foi surpreendido por decisão do Banco Central — que proibiu novos empréstimos — e foi obrigado a declarar a falência do município. Após quatro anos, retornou à política como vereador (1992-1996). Convidado por Jorge Roberto Silveira, então prefeito de Niterói, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Permaneceu no cargo até 1998, quando foi eleito novamente para o Senado, posto onde encerrou sua carreira política.