O Festival Sesc de Chorinho e Sanfona de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste fluminense, vai acontecer de 6 a 8 setembro. Ao longo dos três dias, o público vai desfrutar de uma programação gratuita com grandes nomes da música instrumental e cortejo com palhaços. Realizado pelo Sesc com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento é considerado um dos principais do gênero no estado.
A programação vai acontecer no entorno da Praça do Centro de Rosal. Na sexta-feira (dia 6), o evento será aberto, às 18h, com a apresentação do Coral Amantes da Arte, que desde 1990 se apresenta no município e na região. Em seguida, a centenária banda Lira 14 de Julho sobe ao palco para um concerto com repertório composto de marchas, dobrados e músicas populares.
O primeiro dia do festival terá também show do grupo Água de Moringa, que apresentará sua versatilidade de 30 anos de carreira, interpretando desde
clássicos da MPB a produção contemporânea. O Victor Angeleas Quarteto, comandando pelo premiado bandolinista brasiliense que nomeia o grupo, apresentará composições do artista e releituras do repertório da música brasileira. Encerrará a noite, o cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, com o autêntico forró pé-de-serra.
Sábado
No sábado, feriado de 7 de setembro, a festa toma as ruas de Rosal com o cortejo musical e poético Charanga Brincante, da cia Chirulico, a partir das 16h. Acompanhados de seus instrumentos, os palhaços criam possibilidades para o riso, por vezes imprevisíveis.
Os shows ocupam o palco a partir das 17h, com Valdeir do Acordeon e Sanfonada, grupo de sanfoneiros que fará um tributo a clássicos da música nordestina. Em seguida tem show dos grupos cariocas Choro Negro, nascido no subúrbio carioca e que explora, a partir do gênero musical, a riqueza da linguagem afro-brasileira na MPB, e do Choro na Rua, que apresentará canções de seu primeiro álbum, “Choro na Rua: Obrigado, Zé da Velha!”.
O festival continua no sábado com Kiko Horta e Sanfona Carioca. Outro destaque da noite será o espetáculo Rendez-vous Forró, apresentação do violinista francês Nicolas Krassik, que há 20 coloca seu violino a serviço da música popular brasileira. Além de músicas autorais do violinista, o repertório passeia por composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Sivuca.
Domingo
Já o último dia do evento (dia 8) começa às 15h, com a Espetacular Charanga do França e seu “Baile Espetacular”, que celebra 10 anos do grupo que nasceu para fazer bailes de pré-carnaval, se consagrou como bloco nas ruas de São Paulo e já está no seu sétimo álbum, animando o público com samba, cumbia, piseiro e pagodão.
Ainda no domingo, tem show premiada flautista e clarinetista Aline Gonçalves. Encerrando com chave de ouro, o grupo carioca Choro Mulheres na Roda fará sua estreia no festival. No espetáculo, apresentarão canções de mulheres compositoras do gênero, entre elas, Chiquinha Gonzaga, Luciana Rabello, Nilze Carvalho, entre outras.