A Justiça Eleitoral mandou o prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), tirar do ar um vídeo com uma montagem de trechos do debate da Band, realizado no último dia 8. A decisão do desembargador Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 238ª Zona Eleitoral do Rio, deu prazo de dois dias para a campanha de Paes remover a peça das redes do prefeito.
O curto vídeo intercala falas de Paes sobre projetos para a cidade com trechos desconexos dos adversários, repetindo palavras como o nome do próprio prefeito, do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre outros. A decisão atende a pedido da coligação de Rodrigo Amorim (União), representada pelo advogado e ex-desembargador do TRE-RJ, Tiago Santos.
“O candidato veiculou através do seu perfil na rede social Instagram conteúdo de mídia em que distorce e manipula as falas dos demais candidatos participantes do debate realizado na Rede Bandeirantes, no último dia oito de agosto do corrente ano, forjando um diálogo elaborado com o objetivo de criar um contexto que favorece a sua candidatura”, diz a petição.
Na decisão, em caráter liminar, Chaves destacou que, de fato, o vídeo é uma “montagem acelerada que foi intencionalmente criada para distorcer e até de certa forma ridicularizar as falas dos demais candidatos com o propósito de criar um contexto favorável” a Eduardo Paes. Dessa forma, o magistrado afirmou que a montagem criou um diálogo artificial favorável à candidatura do atual prefeito.