ATUALIZAÇÃO às 15h15 para inclusão de resposta da Subsecretaria de Eventos
A Secretaria de Ambiente será responsável pelo pagamento do jantar para 300 pessoas no Palácio Guanabara, na noite desta sexta-feira (16), no encerramento do 23° Fórum Empresarial Lide. O caso está sendo denunciado ao Ministério Público pelo subsecretário do gabinete do governador, Victor Travancas.
O advogado incendiário, que diz cuidar do compliaence do governo, questiona o uso de recursos públicos para bancar a festa.
Em ofício, a Subsecretaria de Eventos e Ações de Promoções pediu apoio da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental para a organização do regabofe com o serviço de produção cenográfica, paisagística e de buffet para 300 convidados, que será realizado das 19h às 23h.
A pasta do Ambiente, por sua vez, enviou a ordem de serviço à Volume Participações Promoções e Eventos Ltda — empresa detentora do contrato de ações promocionais sob demanda, de até R$ 10,6 milhões.
“O dinheiro que deveria ser para preservar a natureza está sendo usado para comprar champanhe e vinho para 300 convidados. Minha função é assegurar que todas as atividades do governo estejam em conformidade com as leis. Trabalho para prevenir a corrupção, não esperem de mim qualquer favorecimento a ilegalidades ou desvio de conduta”, afirmou Travancas.
O outro lado
Em nota, a Subsecretaria de Eventos e Ações de Promoção esclareceu que “proverá a descentralização dos recursos para custeio dos serviços oferecidos no encontro que faz parte da programação oficial do 23° Lide Rio”.
Afirmou que o “apoio solicitado junto a Secretaria do Ambiente tem por objetivo apenas a utilização do contrato de prestação de serviços e fornecimento para a realização de eventos da pasta, uma vez que a Subsecretaria de Eventos está realizando o seu processo licitatório e não possui um contrato em vigência no momento”.
Garantiu ainda que “nenhum recurso empregado no evento sairá das verbas destinadas as ações de prevenção ou execução de programas e projetos ambientais”. Ressalta “que os convidados mencionados são empresários e investidores e que este encontro permite que o Estado do Rio de Janeiro seja apresentado como destino para estes investimentos privados, gerando a oportunidade de atração de novas empresas”.
POR FABIANA PAIVA E FÁBIO MARTINS