A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta, nesta quarta-feira (31), às 20h, na Cidade das Artes, o concerto “Do clássico ao baião”. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, o repertório vai desde as “Bachianas”, de Heitor Villa-Lobos e “Pernambucana”, de César Guerra-Peixe, até canções imortais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. No dia 2 de agosto, completamos 35 anos sem Gonzagão.
Para levar o Rei do Baião ao palco, foram captadas imagens de Joquinha Gonzaga, sobrinho do cantor, tocando sanfona e cantando. A partir daí, um trabalho de modelagem 3D e inteligência artificial recriou os traços e voz de Luiz Gonzaga, resultando num material inédito que será apresentado em holograma na noite do dia 31. Além disso, o programa traça um contraponto entre três grandes nomes da música brasileira: César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Heitor Villa-Lobos.
“Essa apresentação é uma oportunidade de apreciar a multiplicidade da música brasileira em sua totalidade”, explica o maestro.
O concerto faz parte da temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos de Karabtchevsky, regente titular e diretor artístico da orquestra — e um dos mais respeitados maestros do Brasil.