Uma operação da Polícia Militar contra os “rolezinhos” recolheu 90 motos, na noite desta quinta-feira (27), em diferentes pontos do Rio de Janeiro. O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) coordenou a ação.
Segundo a unidade, equipes, com apoio de caminhões-reboque, atuaram em pontos estratégicos da cidade, em conjunto com batalhões das zonas Norte, Oeste e Central. A ação se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (28).
Os militares abordaram as motocicletas e verificavam se estavam regulares. Nos “rolezinhos”, dezenas de motociclistas costumam se reunir para percorrer a cidade fazendo barulho. Para isso, eles retiram parte do escapamento das motos, o que é considerado ilegal.
Força-tarefa
Em 2022, o Detran, em conjunto com as forças de segurança, iniciou uma força-tarefa para reprimir motos irregulares.
São mobilizados agentes do Detran, PM, Polícia Civil e Detro em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis.
Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão também em busca de condutores com mandado de prisão em aberto.
Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Já o Detro disponibiliza os reboques.