Uma operação da Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (18), 4 mil cigarros eletrônicos clandestinos em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 400 mil.
A Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon) realizou a ação, cujo alvo era um dos maiores distribuidores de cigarro eletrônico, também conhecido como vape, do estado. Os cigarros estavam armazenados em uma sala do centro comercial, que fica na Avenida Armando Lombardi.
No local funcionava um centro de distribuição e logística de cigarros eletrônicos. Os itens eram vendidos no atacado, mas também no varejo pela internet.
Os policiais conduziram dois funcionários que estavam no local para a sede da Decon. Ambos foram autuados em flagrante pelo crime de contrabando, cuja a pena pode chegar a 5 anos de reclusão.
Eles foram encaminhados ao sistema prisional onde permanecerão presos e à disposição da justiça. A especializada, por sua vez, recolheu todos os cigarros eletrônicos que eram dos mais variados tipos e marcas.
Cabe ressaltar que, desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização dos cigarros eletrônicos no Brasil. Reunião recente da Diretoria Colegiada da ANVISA manteve por unanimidade a proibição em decorrência de estudos recentes que comprovam os malefícios provocados por esses dispositivos.