O jovem Stanley Pinheiro Fernandes Leite, de 19 anos, desapareceu após entrar por engano no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (29). Dois amigos que estavam com o rapaz afirmam que eles foram extorquidos e torturados por traficantes.
A mãe de Stanley contou que o procurou por todas as comunidades do Complexo, que abrange os bairros de Vigário Geral, Parada de Lucas, Brás de Pina e a Cidade Alta. O rapaz e os dois amigos saíram da Pavuna para lanchar em Bonsucesso, mas o GPS teria indicado uma rota que passava pela comunidade.
Dentro do Complexo, o trio teria sido abordado por traficantes, que os levaram a um ferro-velho. Neste local, os amigos contam que foram agredidos, revistados e obrigados a fazer um PIX de R$ 600. Stanley ficou sob o poder de um dos bandidos por morar nos arredores do Chapadão, complexo dominado por uma facção rival. Os outros dois foram liberados com muitos ferimentos e os braços quebrados.
A mãe de Stanley foi até o local das agressões e não o encontrou. Ela ressalta que o filho é inocente e nunca se envolveu com o crime, mas, por morar numa comunidade, conhece pessoas ligadas aos traficantes. A família não sabe se os criminosos viram fotos ou contatos dessas pessoas no celular do rapaz.
O rapaz havia terminado o Ensino Médio há dois anos e estava em busca de emprego, A Polícia Civil foi acionada para a ocorrência. Agentes da 39º DP (Pavuna) investigam o caso e estão realizando buscas para localizar Stanley.
Este não é o único caso recente de desaparecimento no Complexo de Israel: na noite de 13 de abril, o motociclista de aplicativo Leonardo Correia dos Santos sumiu após encerrar uma corrida feita pelo aplicativo 99 por volta das 20h.
Leonardo havia saído da da Rua Coronel Camisão, em Cordovil, até a Rua Ourique, em Brás de Pina. A família dele, após várias tentativas de contato, conseguiu localizar o celular do rapaz na Rua Utupui, na altura do nº 195, dentro do Complexo de Israel, em Parada de Lucas, a 2,5 km de distância de onde ele havia encerrado a corrida. Leonardo segue desaparecido.