Preparem seus casacos e cobertores: o frio que chegou à cidade do Rio já está quebrando recordes. A madrugada de sexta (31), foi a mais fria do ano na cidade, com apenas 14,8ºC registrados na Vila Militar, na Zona Oeste da cidade, de acordo com o Climatempo. O recorde, até então, era do dia anterior, quando essa mesma estação meteorológica registrou 16,3ºC.
Ao longo da tarde desta sexta, a temperatura na capital deve subir para 26ºC. Os próximos dias terão grande amplitude térmica (variação entre temperatura mínima e máxima), com as temperaturas mais baixas entre o período da noite e a manhã do dia seguinte.
Quem teve de sair cedo nesta sexta precisou se equipar também com o guarda-chuva: alguns pontos da cidade tiveram chuva fraca isolada pela manhã. A influência de ventos úmidos do oceano acabou facilitando a formação de nuvens carregadas.
O sol deverá aparecer entre nuvens na tarde desta sexta, sem previsão de chuva para as próximas horas. Os ventos não devem passar dos 8 km/h, mas sua presença deixa a sensação térmica (temperatura sentida pelo corpo) mais baixa.
O aviso de ressaca emitido pela Marinha nesta terça (28) foi encerrado na noite desta quinta-feira, porém, ainda há ressalvas em relação ao banho de mar, que não é recomendado por 48 horas após a ocorrência de chuvas.
O frio foi sentido também em outras áreas do estado, especialmente na Região Serrana e no Sul Fluminense. No Pico das Agulhas Negras, em Resende, a madrugada desta sexta foi de temperaturas abaixo de zero: a mínima de -8ºC permitiu a formação de um lago de gelo na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.