Presidente da Frente Parlamentar Mista da Propriedade Intelectual e de Combate a Pirataria (FPI), o deputado federal Júlio Lopes (PP) apresentou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, um levantamento que revela a necessidade, urgente, de implantação de um sistema de monitoramento e controle online de combustíveis.
“O ministro ouviu com muita atenção nossa proposta, já que uma das principais ameaças para o mercado de combustível no Brasil é a infiltração do crime organizado e a possibilidade de envolvimento dos quadrilhas nas atividades de refinadores, distribuidores, transportadores e revendedores que agem com o objetivo de entrar aqui no Rio de Janeiro”, disse o deputado.
O sistema de monitoramento proposto por Lopes ajudaria a oferecer aos consumidores um combustível mais barato e de qualidade, além de evitar possíveis fraudes e sonegação de impostos. O objetivo é ainda combater a pirataria, o crime contra a propaganda intelectual e principalmente a milícia. Júlio Lopes destacou também a importância da criação da Operadora Nacional do Sistema de Combustíveis (ONSC).
“Existem hoje empresas que são experts em conseguir driblar os órgãos fiscalizadores e acabam sonegando milhões e milhões de reais em impostos. Não só no mercado de combustíveis, como também no de pneus e sua interação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo, mostra que uma das principais ameaças para o mercado de combustível no Brasil é a infiltração do crime organizado”., concluiu