O estado do Rio registrou cerca de 3,4 milhões de animais abandonados em 2023, sendo 2,2 milhões de cães e 1,2 milhões de gatos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Brasil, o número chega a 40 milhões, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O abandono de animais é crime, de acordo com a Lei Federal nº9.605, e prevê penas de 1 a 5 anos de prisao.
Os vira-latas lideram o ranking de abandono, especialmente os de pelagem preta, que, de acordo com especialistas, encontram mais dificuldade em serem acolhidos justamente por estigmas e preconceitos associados a sua cor.
Os veterinários defendem que a castração pode ser uma solução. O principal obstáculo para o procedimento seria o alto custo para os donos. Porém, existem projetos de castração gratuita, que visa contornar esse impasse, como o Castramóvel 4 patas, por exemplo, um projeto social de democratização do acesso à cirurgia no estado.
Na capital, existe o “Bicho Rio”, que, além do procedimento ara cães e gatos de moradores da cidade, oferece atendimento veterinário gratuito.