A Polícia Militar do Rio divulgou o balanço das ações realizadas na sexta-feira (13), no sábado (14) e no domingo (15) de carnaval em todo o estado. No período, mais de 243 pessoas foram presas e 30 adolescentes apreendidos em diferentes regiões.
As ações também resultaram na apreensão de mais de 73 materiais perfurocortantes durante revistas realizadas nos acessos a blocos e megablocos no Centro da cidade. No domingo, a PM manteve um efetivo de mais de 2.200 agentes atuando em todo o território estadual.
‘Festa mais segura’
Em nota, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que os resultados refletem o planejamento e o reforço no policiamento durante a festa.
“Esse é o resultado de um trabalho feito com planejamento e inteligência das nossas forças de segurança. Graças ao planejamento estratégico e ao reforço no policiamento ostensivo, conseguimos garantir uma festa mais segura para a população fluminense e turistas”, destacou.
Quase 50 celulares furtados foram recuperados no Rio
Entre as ocorrências, a Polícia Militar destacou a repressão a grupos de bate-bolas envolvidos em confrontos com rivais. As equipes atuaram para dispersar tumultos e restabelecer a ordem, resultando na prisão de um homem em Rocha Miranda, na Zona Norte, e na recuperação de 48 telefones celulares que estavam com suspeitos.
O secretário estadual da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, afirmou que o planejamento da operação envolveu a mobilização de milhares de agentes e ações integradas ao longo dos dias de festa.
‘Planejamento minucioso’
“Estamos diante de uma das maiores festas populares do mundo, que exige da Polícia Militar um planejamento minucioso e um esforço operacional extremamente árduo. Colocar mais de 12 mil policiais nas ruas, coordenar ações integradas e empregar tecnologia de ponta é resultado de meses de preparação”, concluiu Menezes.

