O prefeito Eduardo Paes (PSD) entregou, nesta sexta-feira (13), as chaves da cidade ao Rei Momo Danilo Vieira, marcando oficialmente a abertura do carnaval carioca. Ao afirmar que foi o único prefeito a comandar a cerimônia 14 vezes, Paes deixou claro que esta é sua saideira do posto e já sinalizou a coroa para o vice, Eduardo Cavaliere (PSD).
“Sou o único na história a ter entregue essa chave 14 vezes. Andam dizendo por aqui que, no ano que vem, será o Cavaliere. Infelizmente, esta será minha última vez”, brincou Paes, que deverá renunciar ao comando da prefeitura no dia 20 de março para iniciar a pré-campanha ao governo do estado.
Paes ainda disse: ‘Não me procurem mais‘
A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, e contou com a presença da Corte Real do carnaval. Em tom bem-humorado, Paes afirmou que, a partir da entrega das chaves, qualquer demanda da cidade deve ser direcionada ao Rei Momo.
“Anuncio oficialmente que, a partir do momento em que eu entregar a chave ao Rei Momo, não me procurem mais. Nada tenho a ver com as questões da administração da cidade. Se vocês virem uma árvore para podar, um buraco para tapar ou um lixo para limpar, falem com Sua Alteza Real, o Rei Momo, e com a Rainha Momo. E quem quiser fazer lobby, fale com as princesas”, afirmou.
Secretários aparecem em peso na cerimônia
Por fim, o prefeito agradeceu a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que representou o presidente Lula (PT), e do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD). Também participaram os secretários municipais de Cultura, Educação, Inovação e Coordenação Governamental: Lucas Padilha, Renan Ferreirinha, Tatiana Roque e Edson Menezes.
“Portanto, neste momento, com muita honra — e, infelizmente, pelo jeito, pela última vez —, passo as chaves da cidade do Rio para declarar aberto o Carnaval Carioca a Sua Alteza, o Rei Momo. Viva o Rio de Janeiro! Viva o carnaval carioca!”, finalizou Paes.

