A CPI do Crime Organizado cancelou a reunião marcada para esta quarta-feira (11), na qual estavam previstos os depoimentos do governador Cláudio Castro (PL) e do secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos. A informação foi divulgada pelo Senado Federal, que ainda não informou uma nova data para as oitivas.
A reunião prevista para esta terça-feira (10) também foi cancelada. Nela, seriam ouvidos a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho de Mattos. Os convites às autoridades partiram do relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
CPI espera ouvir Cláudio Castro sobre o atual cenário da segurança no estado
O governador seria ouvido no último dia 4, mas a reunião também foi cancelada. Senadores afirmam que o depoimento de Castro ajudaria a CPI a discutir a situação do Rio, apontado como base de uma das maiores facções criminosas do país, o Comando Vermelho (CV).
Presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), a CPI do Crime Organizado é composta por 11 membros titulares e sete suplentes. A comissão foi criada para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de organizações criminosas no território brasileiro, com foco especial em facções e milícias.

