Marcado inicialmente para janeiro, o leilão que vai escolher qual empresa vai substituir a Supervia na operação dos trens urbanos no estado do Rio acontece na tarde desta terça-feira (10). A abertura do processo competitivo e o recebimento dos envelopes acontecem às 15h, na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).
Na sessão desta terça, serão recebidos dois envelopes com propostas para operação do serviço. Ao final, a Justiça do Rio vai definir uma nova data para escolher a melhor proposta, que vai para um terceiro envelope e será confirmada em outra cerimônia antes de ser habilitada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Setram).
O valor estimado da contratação é de R$ 660 milhões. Quem vencer, opera uma malha ferroviária de 270 km que atravessa 12 municípios.
Substituta da Supervia vai operar trens por pelo menos cinco anos
A substituta da Supervia inicial vai ficar com a concessão por cinco anos e terá a possibilidade de renovar o acordo por mais cinco. O edital prevê que a remuneração do operador seja feita por quilômetro rodado e não mais pela quantidade de passageiros transportados no trem. A empresa vencedora será a que oferecer o maior desconto sobre a tarifa de remuneração, que é fixada em R$ 17,60 por veículo/quilômetro.
A Supervia, que opera trens do Rio desde 1998, decidiu encerrar as operações no estado por dificuldades e prejuízos com a prestação do serviço. O contrato com o governo estadual tinha previsão de término em setembro do ano passado, mas foi adiado e vai até março. No primeiro mês após a escolha da substituta, a Supervia vai atuar junto da nova concessionária para facilitar a transição da operação.

