A Cedae voltou a reduzir o tratamento e distribuição de água do Guandu, em Nova Iguaçu, após um novo vazamento em uma tubulação de grande porte. O sistema opera com 50% da capacidade, afetando o abastecimento de cerca de 10 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense.
O problema ocorre um dia depois de outro rompimento ser reparado.
Normalização do fornecimento de água ainda segue sem previsão
O fornecimento de água está comprometido em bairros das zonas Sul, Norte e Centro do Rio de Janeiro, além dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti. A Cedae ainda não informou prazo para a conclusão definitiva do reparo.
Segundo a companhia, mesmo após o fim da manutenção, o abastecimento será retomado de forma gradativa, podendo levar até 72 horas para a normalização completa, principalmente em áreas mais elevadas e nas pontas da rede de distribuição.
A concessionária Águas do Rio orienta os moradores das regiões afetadas a economizar água, priorizando o uso para atividades essenciais e adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do sistema.
O primeiro vazamento foi registrado na manhã de quinta-feira (5) e provocou alagamentos e destruição em áreas de Nova Iguaçu.
Concessionária alerta que normalização do serviço depende do fim do reparo da Cedae
A Rio+Saneamento, empresa responsável pela distribuição de água em municípios das zonas Oeste e Sudoeste, afirma que a regularização do abastecimento só acontecerá após o reparo da Cedae. Eles também disponibilizaram canais de atendimento para a população. Confira a nota completa:
“A Rio+Saneamento informa que, devido a um vazamento na infraestrutura da Cedae, no sistema Guandu, o abastecimento de água permanece paralisado em todos os bairros da Zona Oeste do Rio, neste sábado (07/02).
A regularização do abastecimento ocorrerá de forma gradual, tão logo o reparo seja concluído pela Cedae, mas o impacto será severo, sobretudo para as pontas de rede e ruas mais altas.
O prazo para a normalização da distribuição de água pela Rio+Saneamento nos bairros poderá superar 72 horas, a contar da conclusão do serviço, podendo variar conforme a localidade.
Bairros afetados: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.
A concessionária orienta que os moradores façam uso consciente de água e evitem atividades de grande consumo, até que o abastecimento seja normalizado.
Em caso de dúvidas, os clientes podem acionar os canais de atendimento pelo número 0800 772 1025, que também funciona como WhatsApp, e pelo site riomaissaneamento.com.br“.

