Agentes da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio (MPRJ) buscam cumprir, nesta quarta-feira (04), 40 mandados de prisão contra pessoas acusadas de envolvimento com a facção Comando Vermelho em Duque de Caxias. Pelo menos 13 alvos já foram presos.
As ações fazem parte de uma nova fase da Operação Contenção, que tenta combater a expansão do CV no estado. Além dos mandados de prisão, os agentes também cumprem busca e apreensão em 33 endereços no município. A maior parte das ações acontece na comunidade Vai Quem Quer, apontada como núcleo da facção em Caxias.
Alvos são acusados de atacar delegacia em Caxias para tentar ‘resgatar’ líder do CV preso
Segundo o MPRJ, parte dos alvos é acusada de envolvimento com o ataque à delegacia de Campos Elíseos, a 60ª DP. Em fevereiro do ano passado, um grupo de pelo menos 10 criminosos metralhou a unidade policial para tentar facilitar a fuga de Rodolfo Manhães Viana, o “Rato”, suposto líder local do CV que estava detido na delegacia.
Como “Rato” e um comparsa já tinham sido transferidos para um presídio, os criminosos não conseguiram “resgatar” o traficante. A delegacia precisou ser interditada e só foi reaberta cerca de um mês mais tarde. Atualmente, “Rato” cumpre pena em um presídio federal, mas investigações da Polícia Civil indicam que ele segue coordenando, à distância, ações criminosas em Caxias.

