Em comemoração pelo aniversário de 65 anos na terça-feira (20), o tradicional bloco Cacique de Ramos, montou uma programação especial, que começou neste sábado (17), com uma missa na quadra, em Olaria, Zona Norte, e vai até o dia 20. Entre as atrações, estão show do Grupo Terreiro de Crioulo, roda de samba com feijoada e uma missa para celebrar o aniversário.

Em 2025, o Cacique se despediu de um dos dos fundadores do bloco. Ubirajara Félix do Nascimento, mais conhecido como Bira Presidente, ocupava a presidência do Cacique de Ramos desde a sua criação. O compositor e músico também foi um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, que deu seus primeiros passos sob a sombra da famosa tamarineira na sede do bloco, que fica localizada em Olaria.
Bira foi homenageado pela prefeitura, que criou o circuito de desfiles de bloco “Bira Presidente”, localizado entre as avenidas Almirante Barroso e Chile, no Centro do Rio. O legado do fundador do Cacique de Ramos foi assumido pelas filhas Karla Marcelly, atual presidente, e Christian Kelly, diretora-geral do bloco.
Para os desfiles de 2026, uma série de homenagens para Bira Presidente vão acontecer. Estátuas do fundador devem ser exibidas nas alegorias do desfile pelo circuito batizado com o seu nome.
Programação tem Grupo Caciqueando, Marquinhos Sensação e Grupo Biguá
Domingo – 18 de janeiro
Neste domingo (18), acontece a edição nº 146 da Feijoada do Cacique. O evento terá shows de Ronaldinho – Craque de Samba, Marquinhos Sensação, Grupo Caciqueando, Margarete Mendes, Liérte Junior, Grupo Biguá e Cairo Madureira. A festa acontece das 13h às 23h e a entrada é franca e os pratos são vendidos apor R$ 35.
Terça-feira – 20 de janeiro
No dia do aniversário do Cacique de Ramos, acontece a celebração de Ação de Graças pelo aniversário do bloco às 17h. A missa será presidida pelo Cônego Júlio, da Igreja Matriz São Geraldo, de Olaria. Após o ato, a comemoração segue com samba na palma da mão, bolo e confraternização em homenagem ao aniversariante.

