Saquarema, na Região dos Lagos, bateu, mais uma vez, o recorde de empregos com carteira assinada. Os dados mais recentes do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que, no mês de novembro de 2025, havia 16.278 pessoas com empregos formais na cidade. O município já havia registrado recorde nos dados de outubro, com a contabilização de 16.018 pessoas empregadas formalmente.
Desde 2020, quando os números do Novo Caged começaram a ser compilados, houve um crescimento de 58,1% no balanço de pessoas empregadas formalmente no município entre janeiro e novembro. Naquele ano, o total de pessoas com carteira assinada em Saquarema era de 10.296 no período. O salto saquaremense é maior do que o dobro do crescimento registrado no país (24,4%) e no estado do Rio (24.9%) no mesmo intervalo.
Caged apontou, em Saquarema, mais de oito mil empregos formais no setor de serviços
O setor de serviços é o que tem o maior número de pessoas com carteira assinada na cidade. Ao todo, havia cerca de 8.762 empregos formais em áreas como alojamento, alimentação e educação, por exemplo, no mês de novembro. Também se destacam as áreas do comércio, com 4.355 postos formais, e indústria, com 2.471 oficialmente empregadas.
A boa notícia vem depois do anúncio de que Saquarema é a cidade com o maior PIB per capita do Brasil, segundo dados do IBGE relativos ao ano de 2023. A pesquisa do instituto mostrou que o município tem um PIB per capita anual de R$ 722.441,52. Enquanto isso, a média do Brasil ficou em R$ 53.886,67 por ano.
“Os dados do Caged mostram que a cidade de Saquarema está no caminho certo. Aqui, a produção de riqueza é traduzida em empregos para a população. Saquarema é uma cidade que oferece renda, educação, serviços e trabalho para seus habitantes. E, com os nossos investimentos, a gente atua para fazer ainda mais”, comemorou a prefeita Lucimar Vidal.

