Condutores terceirizados à serviço da Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) entraram em greve a partir desta segunda-feira (01) para reivindicar pagamentos de horas extras e outras melhorias na remuneração. Os motoristas trabalham para a Força Ambiental, empresa que presta serviço à companhia municipal na operação de parte da frota dos caminhões de limpeza.
A informação da TV Globo. O grupo atua em bairros da Zona Sudoeste e, de acordo com o Sindicato que representa a categoria, reivindica o pagamento de um adicional de insalubridade, além das horas extras. Os motoristas também cobram um aumento no valor da cesta básica, que atualmente é avaliada pela empresa em R$ 211. Os condutores pedem que o valor seja reajustado para R$ 260.
No início da manhã, motoristas se manifestaram na garagem dos veículos em Jacarepaguá. Segundo o sindicato, estima-se que 200 motoristas da empresa tenham aderido à paralisação. Não há informações se a paralisação vai se estender por outros dias.
Comlurb implantou plano de contingência após greve
Em nota, a Comlurb informou que a empresa Força Ambiental é a responsável pelas demandas cobradas pelos motoristas. De acordo com a companhia municipal, a terceirizada já negocia com o sindicato. Enquanto isso, a Comlurb implantou um plano de contingência para evitar problemas na coleta de lixo e na limpeza de bairros na Zona Sudoeste.

