Sete idosos foram resgatados de um asilo clandestino em Paciência, na Zona Oeste, durante uma ação de fiscalização da Prefeitura do Rio na manhã desta quarta-feira (26). Segundo os órgãos municipais, as mortes de três pessoas no estabelecimento serão investigadas pela Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti).
O asilo, que fica na Rua Caraguatatuba, funcionava sem CNPJ ou alvará. No local, os agentes encontraram os idosos acomodados em condições insalubres e com alimentação precária. Também não foram verificadas as presenças de médicos e equipes técnicas especializadas que o espaço precisaria para funcionar como abrigo para pessoas da terceira idade. A informação é do jornal “O Globo”.
O caso foi levado à Polícia Civil e a responsável pelo asilo será investigada pelo exercício ilegal da profissão e por maus-tratos. O espaço foi alvo de pelo menos cinco denúncias recebidas pelo programa “Rio Cuidadoso”. Equipes da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (Semesqv) e do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) também atuaram na ação.

