A produção de água para o Rio e sete municípios da Baixada Fluminense será interrompida, nesta terça-feira (25), devido à manutenção anual realizada pela Cedae no Sistema Guandu. A parada programada terá duração de 18 horas, das 2h às 20h, afetando diretamente a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão.
Serão impactados os municípios do Rio, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. Segundo a Cedae, a intervenção mobiliza mais de 500 profissionais, responsáveis por aproximadamente 100 serviços, incluindo instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos e inspeções estruturais e de segurança.
De acordo com José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da companhia, a manutenção preventiva tem como objetivo reduzir o risco de falhas futuras e garantir estabilidade no abastecimento.
“Esse é o momento em que realizamos correções preventivas e reduzimos o risco de falhas que possam ocasionar paradas não programadas. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a regularidade da produção de água, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta”, explica Brito.
Produção de água deve ser totalmente retomada até esta quarta-feira (26)
A retomada do sistema está prevista para ocorrer de forma gradual após a conclusão dos trabalhos, com expectativa de que a produção seja totalmente restabelecida até 2h da madrugada desta quarta-feira (26). No entanto, o abastecimento pode levar até 48 horas para ser completamente normalizado em todas as áreas do estado.
A Cedae orienta os consumidores a reservar água para o período e evitar atividades que exijam grande volume de consumo. A distribuição nas áreas atendidas será retomada pelas concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme suas respectivas regiões de atuação.

