Uma nova etapa da Operação Contenção, que mira criminosos da facção Comando Vermelho, terminou com a morte de dois suspeitos na Vila Kennedy, em Bangu, na manhã desta quarta-feira (19). Pelo menos 18 pessoas foram presas na ação das polícias Civil e Militar.
Segundo a Polícia, os alvos da etapa desta manhã são suspeitos da facção que teriam tentado invadir territórios na Zona Oeste controlados por grupos criminosos rivais, como o Terceiro Comando Puro ou milicianos. Segundo as investigações, a Vila Kennedy funcionava como uma espécie de “base estratégica” do CV para ações ofensivas em outros bairros.
Drogas estavam escondidas em escola na Vila Kennedy
Por conta da ação, moradores relataram intensas trocas de tiros na comunidade desde o início do dia. Além dos suspeitos mortos no local, outros dois foram baleados e socorridos ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo.
Com o grupo, foram apreendidos dois fuzis, uma pistola e duas granadas. Diversas cargas de drogas foram encontradas em diferentes pontos de atuação da comunidade. Uma delas estava escondida na Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo, que fica na comunidade, segundo a Polícia.

A carga de maconha, cocaína e crack estava em uma área desativa do terreno escolar. Em nota, a Secretaria de Educação disse que “repudia profundamente que uma escola, espaço que deveria ser sagrado, tenha sido escolhida como alvo de criminosos”. A unidade estava fechada por conta do protocolo de segurança “Acesso Mais Seguro”, feito em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Pelo menos 16 escolas e duas unidades de saúde tiveram seu funcionamento impactado pela ação, segundo a Prefeitura. 32 linhas de ônibus tinham seus itinerários desviados por conta dos confrontos na comunidade.

