A Prefeitura do Rio segue avançando com as obras de drenagem do PAC Realengo, e novas frentes de trabalho chegaram neste domingo (16) à Vila Vintém. Desde meados de julho, o programa realiza intervenções extensas na Zona Oeste da cidade.
“Estamos buscando resolver os problemas mais estruturais da cidade. Fizemos o piscinão da Praça da Bandeira, em Jacarepaguá, e agora nosso foco é Realengo, incluindo a Vila Vintém. Também faremos obras no Jardim Maravilha, em Guaratiba, e em Acari. É um conjunto de importantes obras de drenagem para resolver o problema dos alagamentos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD).
Detalhes das obras do PAC Realengo
Um novo sistema de drenagem está sendo implementado para reduzir os transtornos causados por enchentes nos dias de chuva intensa. As obras começaram pelas ruas do Imperador, Bernardo de Vasconcelos e Avenida Santa Cruz.
A Rua do Imperador já recebeu nova drenagem e foi asfaltada na última semana. As intervenções seguem nas demais vias. Ao todo, serão construídos mais de cinco quilômetros de galerias pluviais para minimizar os alagamentos.
A nova frente de serviço terá início na Rua Barão do Triunfo, seguindo em direção à Vila Vintém, com obras de drenagem e melhorias no Rio Catarino. Uma segunda galeria será implantada para melhorar o escoamento das águas do rio, reforçando a capacidade de drenagem da região.

‘Também serão realizadas outras ações importantes’ na Vila Vintém
Essa galeria auxiliar será construída sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador, beneficiando diretamente a Vila Vintém.
“Dividimos o grande projeto de controle de enchentes em Realengo em três áreas. A intervenção na Vila Vintém vai criar uma galeria para desviar parte do Rio Catarino. Também teremos outras ações importantes, como a construção de um reservatório maior que o piscinão da Praça da Bandeira, trazendo mais segurança e resiliência para a região da grande Realengo”, explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.
Piscinão de Realengo
Dentro do programa, a região também ganhará um piscinão contra enchentes, maior que o reservatório da Praça da Bandeira. Ele terá capacidade para acumular cerca de 20 milhões de litros de água, o equivalente a 20 mil caixas d’água de mil litros, e servirá para conter as águas do Rio Piraquara nos dias de fortes chuvas.
Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores, segundo dados do último censo. As obras são realizadas pela Fundação Rio-Águas, com investimentos de aproximadamente R$ 123,5 milhões, provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, que coordena o programa Novo PAC, e da Caixa Econômica Federal.

