Segundo o IBGE, o Rio é o estado brasileiro com maior percentual de casais separados: 21%. O último recorte do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado nesta quarta-feira (5), mostra que o percentual é o mais alto do Brasil, superando Bahia (20,4%) e Sergipe (20,1%).
O resultado do levantamento reflete o envelhecimento populacional, a maior aceitação das dissoluções e mudanças de comportamento nas relações afetivas. Casar e separa se tornou mais comum, e também mais natural, em uma sociedade onde papel tradicional do casamento foi se transformando.
O censo mostra também que o Rio lidera no Sudeste em número de uniões consensuais, ou seja, aquelas que incluem uniões estáveis registradas ou não em cartório. Elas representam 38,5% das relações no estado, proporção próxima à dos casamentos civis e religiosos (39,6%).
Além do censo sobre casais separados, IBGE aponta transformações na estrutura familiar
Além das mudanças nas formas de união, a pesquisa aponta transformações na estrutura familiar. No Rio, 16% dos lares são chefiados por mulheres sem cônjuge, e mais de 2 milhões de mulheres são consideradas responsáveis pelo domicílio.
As famílias também estão mais diversas. O estado aparece como o segundo com maior número de casais do mesmo sexo no país — mais de 107 mil pessoas vivem esse tipo de união, atrás apenas de São Paulo, com 364,3 mil.
Com informações do site “G1”.

