A Prefeitura do Rio vai implementar um programa de combate à intolerância religiosa na cidade. Em publicação no Diário Oficial desta quarta (05), o prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que cria o projeto “Rio de Todas as Fés”, que prevê iniciativas para fomentar a diversidade religiosa e monitorar casos de preconceito motivado por intolerância.
A lei é de autoria do vereador Átila Nunes (PSD). Entre as ações previstas pelo programa, está a criação de canais de denúncia e apoio, proteção a templos religiosos e acompanhamento de espaços de culto que estejam em situação de risco de ataques. O projeto também prevê campanhas educativas, capacitação de servidores e sanções a estabelecimentos que promovam discursos de ódio.
Outros municípios poderão participar de ações de combate à intolerância
Uma outra medida que o programa prevê é a criação de uma rede intermunicipal e combate à intolerância. Prefeituras próximas poderão participar de forma voluntária do projeto e integrar o Conselho da iniciativa, que vai administrar as estratégias e diretrizes das ações. O grupo também deverá monitorar dados para facilitar o mapeamento de crimes do tipo na região. O Executivo fica responsável por gerir o programa.

