A pouco menos de dois meses para o início do verão, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (23), as ações previstas para o Plano Verão 2025/2026, projeto anual do município para prevenir os efeitos das fortes chuvas do período e dos níveis elevados de calor. Neste ano, o foco será evitar enchentes em regiões sensíveis da cidade, como Acari e Realengo.
Uma das principais obras do projeto de ações é o desassoreamento do Rio Acari. A ação faz parte das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a região. Segundo o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), a previsão é de um investimento total de R$ 368 milhões em obras do Plano.

No rio Acari, as obras acontecem no trecho entre a estação de metrô da Pavuna e o Jardim América. O objetivo é restaurar a capacidade de vazão do leito para evitar enchentes a longo prazo.
Moradores de nove bairros serão beneficiados. Em anúncio, a Prefeitura também disse que pretende realocar famílias que vivem em áreas consideradas de risco. As ações se iniciam no verão, mas só devem terminar em meados do próximo ano.
Disque-árvore, áreas verdes, piscinão em Realengo: o que mais foi anunciado no Plano Verão
Também fazem parte do PAC uma série de obras em Realengo. Além da ampliação do Parque Realengo para 150 mil m², anunciada por Eduardo Paes (PSD) no último fim de semana, a Prefeitura disse que pretende construir um novo piscinão no bairro da Zona Oeste. A ação também faz parte do Plano Verão.
O piscinão deve ter capacidade para 20 milhões de litros e seguir os moldes do que foi instalado na Praça da Bandeira. Lá em Realengo, também estão previstas obras nos rios Piraquara e Catarino para prevenir novas enchentes no verão.
Outra meta do Plano Verão anunciada pela Prefeitura nesta quinta (23) é dar continuidade às obras no Jardim Maravilha. A primeira fase de intervenções para reduzir o risco de enchentes por lá foi concluída no final do Plano Verão passado, em março deste ano.

Agora, a Prefeitura pretende construir um dique de 3,4 km e reservatórios abertos para conter o fluxo do rio Cabuçu-Piraquê. A licitação para a obra já foi publicada no Diário Oficial desta quinta (23).
Por fim, a Prefeitura também anunciou, através da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, novos projetos de arborização da capital para a reta final do ano. Um deles é o “Disque-Árvore”, nova função dentro do telefone de solicitação de serviços da Prefeitura (1746) para moradores que queriam pedir a manutenção ou plantio de árvores.
Outra meta de arborização é a implantação de 40 km de corredores verdes lineares, com vegetação de Mata Atlântica, ao longo da cidade, sobretudo na Zona Norte. A Prefeitura pretende plantar as novas árvores até o final do verão.