Uma ação da prefeitura interditou, nesta quarta-feira (22), um asilo clandestino no Catumbi, Zona Central. Agentes da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida encontraram 21 idosos mantidos em condições irregulares no espaço. Três deles estavam amarrados à cama, de acordo com a prefeitura. A informação é da TV Globo.
Fiscais da Vigilância Sanitária também participaram da ação. Segundo eles, o abrigo ilegal tinha licença para atuar como associação beneficente, mas funcionava, na prática, como uma instituição de longa permanência para idosos, o que requer um outro tipo de autorização. Mesmo sem a permissão, o espaço mantinha idosos no local sem condições de higiene e alimentação adequadas.
Asilo clandestino já tinha sido interditado
Essa foi a segunda interdição realizada no local, que já tinha sido fechada por denúncias de maus-tratos no passado, mas voltou a funcionar de forma irregular.
Entre os alimentos encontrados para os idosos mantidos no asilo clandestino, não foram encontradas as quantidades adequadas de proteína. O material usado no banho das vítimas era mantido em um cômodo irregular, onde também ficava uma pilha de roupas sujas. Alguns dos idosos apresentavam sinais de desorientação e não sabiam que estavam em condições de maus-tratos. Eles foram resgatados do local.

