O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (PL), entrou na Justiça para tentar impedir que servidores do município protestem em frente ao restaurante do qual é sócio, no bairro Alto, contra o atraso do pagamento no 13º salário. No entanto, o pedido foi rejeitado pela juíza Marcela Assad Caram Januthe Tavares. O site Diário divulgou a informação inicialmente.
Na ação, movida contra o Sindicato dos Servidores Públicos (SindPMT), Claussen alega que as manifestações, inicialmente pacíficas, evoluíram para tumultos e coerção, impedindo o acesso de clientes e resultando em queda no faturamento. Ainda pediu que os manifestantes identificados sejam multados em R$ 10 mil, mesmo com os pagamentos atrasados.
A argumentação não foi suficiente para convencer a magistrada, que enfatizou que a proibição total de manifestação em frente ao estabelecimento cercearia o direito de expressão, devendo ser resguardado o direito de manifestação pacífica. Todavia, determinou que o sindicato que não obstruam o funcionamento do local ou submetam funcionários e clientes a constrangimento, sob pena de multa de R$ 10 mil.