É um jogo de gato e rato entre a Prefeitura de Petrópolis e motoristas de veículos de carga e ônibus que teimam em usar uma ponte estreita que liga a rodovia BR-040 à Estrada União e Indústria, no distrito de Itaipava. Com a estrutura comprometida, ela não suporta peso excessivo, sob ameaça de desabar.
Enquanto a solução definitiva não chega, a prefeitura vem instalando limitadores de altura, feitos em metal. Só que, volta e meia, o limitador, frágil, é rompido.
Técnicos atestaram a precariedade da ponte
No início do mês, técnicos da Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis (CPTrans) atestaram a precariedade da estrutura. Mas, até agora, nada de uma decisão definitiva. Enquanto isso, moradores e comerciantes de Itaipava temem que uma tragédia possa acontecer.
“Aquela ponte está um perigo, a ponto de cair a qualquer momento e causar mortes e ferimentos. Mas a prefeitura parece que não está muito preocupada, não. Itaipava, um destino turístico lindo, está um abandono só”, reclama a Leonor de Oliveira, dona de uma loja nas proximidades da ponte.