Após passar quase um mês fechada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte, voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (27). A reabertura acontece após um intenso tiroteio na região durante a madrugada. Quatro pessoas morreram; segundo a Polícia, duas delas seriam moradores do Complexo da Pedreira sem relação com o conflito. A informação é da Rede Globo.
Relatos de moradores indicam que a troca de tiros aconteceu entre criminosos do Comando Vermelho (CV), que teria tentado invadir a favela, e do Terceiro Comando Puro (TCP), que comanda o tráfico de drogas na região. Durante o conflito, traficantes teriam invadido imóveis da comunidade para se esconder.
Um desses imóveis foi o de Marli Macedo dos Santos, de 60 anos, que foi baleada na cabeça dentro de casa. Ela foi levada para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu. Outro morador – Elison Nascimento Vasconcelos, de 33 anos – foi baleado no peito quando saía de um evento na favela.
Além deles, outros dois homens, acusados de envolvimento com o tráfico local, também foram baleados e morreram no local.
Funcionários estavam na UPA durante tiroteio
No início do dia, agentes da Polícia Militar enviaram uma equipe ao local e houve novos tiroteios. Funcionários de manutenção e limpeza da UPA de Costa Barros estavam terminando as ações no local no momento dos disparos e precisaram ficar abaixados na sala de raio-x para se proteger, segundo o secretário de Saúde do Rio. Não houve feridos na unidade.
Na ação, cinco homens foram presos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma granada e seis carros roubados. O policiamento foi reforçado na comunidade ao longo do dia, segundo a PM.
UPA foi sequestrada em setembro
A UPA reaberta nesta segunda (27) estava fechada desde 30 de setembro, quando foi invadida por criminosos armados. Dois pacientes foram confundidos com criminosos e sequestrados por traficantes, segundo relatos. A unidade foi fechada temporariamente para reorganização e reparos. Apesar do tiroteio no começo do dia, a unidade está funcionando normalmente nesta segunda (27).

