O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, divulgou, na manhã de quarta-feira (3), os dados juntamente com Ministério do Turismo e Polícia Federal relativos ao acumulado deste ano, dos meses de janeiro a agosto. Neste período, o Brasil recebeu nada menos que 6.528.303 milhões de estrangeiros, um número 46,6% acima do ano passado.
“Somente em agosto foram mais de 576 mil turistas, um número superior ao da Olimpíada de 2016. Nunca tivemos tantas pessoas no mundo inteiro querendo conhecer o Brasil porque o Brasil mudou em dois anos e meio. Tudo indica que ainda neste terceiro trimestre chegaremos à marca dos 7 milhões de turistas, algo que nunca aconteceu em ano nenhum da nossa história. E ainda faltarão três meses para acabar o ano”, celebrou Marcelo Freixo.
Turismo fortalecido no Rio
No Estado do Rio, o recorde é ainda maior, com o registro da chegada de 1.474.943 turistas de janeiro a agosto, um percentual de 53,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 959 mil turistas desembarcaram no estado.
“Já estamos, também, muito próximos do total de turistas que chegaram nos 12 meses de 2024 no Rio. Mudamos de patamar, e hoje o turismo é a indústria sustentável que gera emprego não apenas no Rio, mas em todo o país”, completou Freixo.